Astrônomos descobrem um dos planetas mais jovens

Astrônomos descobrem um dos planetas mais jovens de todos os tempos

Astrônomos de todo o mundo liderados por uma equipe da Universidade do Havaí em Manoa descobriram um dos planetas mais jovens já encontrados. O planeta é chamado 2M0437b, e os astrônomos estão usando dados coletados de seu estudo para aprender mais sobre as origens do sistema solar e de nosso planeta. Os pesquisadores analisaram a luz do planeta para aprender sobre sua composição e obter detalhes sobre como ela se formou no disco de acreção que cercava sua estrela no passado distante.

Estima-se que o planeta tenha algumas vezes mais massa do que Júpiter e se formou em torno de sua estrela hospedeira há milhões de anos. Enquanto o planeta distante se formava em torno de sua estrela, as principais ilhas havaianas estavam apenas começando a emergir dos oceanos do nosso planeta. O planeta é muito jovem, tão jovem que os pesquisadores acreditam que ainda está quente com a energia criada e liberada durante sua formação. A equipe acredita que teria uma temperatura semelhante à da lava.

O planeta foi visto pela primeira vez em 2018 usando o telescópio Subaru localizado em Maunakea. Desde sua descoberta inicial, ele tem sido, nos últimos anos, estudado usando outros telescópios no local, incluindo o Observatório Keck. 2M0437b e sua estrela-mãe estão na Nuvem de Taurus, que é descrita como um berçário estelar. Está a uma distância muito maior de sua estrela-mãe do que a Terra está do Sol. Os pesquisadores acreditam que está 100 vezes mais longe de sua estrela do que a distância Terra-Sol.

A vasta distância de sua estrela torna o planeta mais fácil de estudar porque ele não é obscurecido pela luz da estrela como seria se estivesse mais perto. Como resultado, pesquisas futuras estão planejadas para aprender mais sobre o planeta e como ele se formou. Além disso, os astrônomos querem usar telescópios espaciais, incluindo o Hubble e James Webb Space Telescope, esperançosamente permitindo-lhes identificar gases na atmosfera do planeta e determinar se ele tem seu próprio disco de detritos que poderia formar uma lua.