Cientistas acreditam que um meteoro foi responsável pela história bíblica de Sodoma

Os cientistas acreditam que um meteoro pode ser responsável pela história bíblica de Sodoma

Um dos principais contos da Bíblia é a destruição de Sodoma. Um novo estudo propôs que a base para esse conto bíblico foi um meteorito que explodiu sobre a cidade antiga há mais de 3,5 séculos. A equipe encontrou evidências de destruição repentina na antiga cidade de Tall el-Hammam, incluindo prédios desmoronados, cerâmica derretida e muito mais.

A teoria sugere que a explosão do meteorito foi maior do que o evento semelhante que ocorreu na Rússia em 1908. Nesse caso, o meteorito explodiu com mais de 1000 vezes a energia da bomba atômica lançada em Hiroshima.

Os pesquisadores do projeto também acreditam que sua teoria explica como uma terra poderia ter sido fértil o suficiente para sustentar grandes populações por 3.000 anos e, de repente, tornar-se estéril por centenas de anos. O aspecto mais interessante do estudo é que os cientistas acreditam que o meteoro pode ser a base da história da destruição de Sodoma por Deus, contada em Gênesis 19: 24-25. A história fala da destruição do povo, da cidade e das terras por causa da iniqüidade.

No entanto, os pesquisadores admitem que há um debate sobre se Tell el-Hammam é a cidade bíblica de Sodoma. A equipe diz que se a cidade investigada em seu estudo é Sodoma ou não, está fora do escopo de sua pesquisa. O estudo observa que a descrição na Bíblia é consistente com relatos de testemunhas oculares de uma explosão cósmica.

Os resultados da investigação corresponderam às descrições de eventos na história bíblica, incluindo descrições de pedras caindo do céu, fumaça e fogo. A explosão pode ter deixado o solo incapaz de cultivar também. O estudo aponta para nada menos que 14 evidências importantes de que a cidade foi destruída por uma explosão de meteorito.