Cientistas obtêm novos insights sobre gêmeos idênticos

Todos nós conhecemos gêmeos idênticos. Apesar do progresso significativo na maioria das áreas da ciência, não se sabe exatamente o que causa gêmeos idênticos (monozigóticos ou MZ). Gêmeos MZ aparecem aleatoriamente em famílias a uma taxa de cerca de quatro por 1000 nascimentos. Os cientistas investigaram as predisposições genéticas e as exposições ambientais como uma causa para gêmeos MZ, mas os estudos ainda precisam determinar exatamente o que leva à geminação MZ.

Em comparação, o outro tipo de gêmeos conhecido como gêmeos não idênticos ou dizigóticos (DZ) parece ter uma forte presença familiar, sugerindo um componente genético. Os pesquisadores sabem que os processos que levam aos tipos de gêmeos são significativamente diferentes. Gêmeos DZ surgem de ovulação dupla, enquanto gêmeos idênticos vêm de um único embrião que se divide em dois.

Não se sabe por que o embrião único se divide em dois neste momento. Os pesquisadores fizeram uma descoberta que mostra que a informação epigenética nos cromossomos difere entre gêmeos idênticos e outras pessoas. As diferenças não estão no código de DNA em si, mas são encontradas em marcas químicas associadas a ele. No estudo, conduzido por pesquisadores da Boomsma da Vrije Universiteit Amsterdam (VU), foram usados ​​registros de gêmeos da Holanda, Grã-Bretanha, Finlândia e Austrália. Os pesquisadores mediram o nível de metilação em mais de 400.000 sítios de DNA em 6.000 pares de gêmeos. Eles descobriram 834 locais no DNA onde os níveis de metilação diferiam em gêmeos idênticos em comparação com não-gêmeos.

Os pesquisadores dizem que esta é uma grande descoberta e que o estudo é a primeira vez que um marcador biológico para gêmeos foi descoberto em humanos. Os cientistas do projeto dizem que a explicação para gêmeos idênticos aparentemente não está no genoma, mas no epigenoma. O epigenoma é descrito como elementos de controle que determinam como os genes são sintonizados e quão fortemente eles são expressos localizados em torno dos blocos de construção do DNA. Os pesquisadores acreditam que o estudo pode levar a uma melhor compreensão das anomalias congênitas que ocorrem com mais frequência em gêmeos MZ.