Fóssil de pterossauro do Flying Dragon ”descoberto no Deserto de Atacama”

Cientistas que realizam pesquisas no deserto chileno de Atacama descobriram um fóssil extremamente interessante descrito como um “dragão voador”. Os restos fossilizados são de um pterossauro da era jurássica e, antes que o fóssil fosse descoberto, sua existência apenas era conhecida no hemisfério norte. A criatura era um réptil voador que voou pelos céus 160 milhões de anos atrás.

A criatura fossilizada tem uma cauda longa e pontuda com asas e dentes afiados que apontam para fora. Osvaldo Rojas descobriu o fóssil. Rojas é o diretor do Museu de História Natural e Cultura do Deserto do Atacama. Após sua descoberta, o fóssil foi investigado por cientistas da Universidade do Chile. A descoberta do fóssil é importante porque é a primeira vez que criaturas desse tipo são descobertas no hemisfério sul.

O cientista Jhonatan Alarcon, da Universidade do Chile, liderou a investigação e diz que a descoberta mostra que a distribuição das criaturas no grupo era mais ampla do que se conhecia. Além disso, a descoberta do fóssil sugere que houve uma possível migração entre os hemisférios norte e sul.

Durante a era jurássica, os cientistas acreditam que a maioria das massas de terra no hemisfério sul foram ligadas para criar um supercontinente gigante chamado Gondwana. Os pesquisadores dizem que os pterossauros podem ter migrado entre os hemisférios norte e sul, ou talvez tenham migrado uma vez e simplesmente permaneceram na região. Fósseis desse tipo foram descobertos em Cuba e acredita-se que as criaturas sejam habitantes da costa.

No passado distante, o deserto onde os restos fossilizados foram descobertos estava em grande parte submerso em um antigo oceano. Assim, porções do deserto provavelmente estariam acima da água, criando áreas costeiras onde acredita-se que os pterossauros viveram.