Pesquisadores descobrem um planeta perdendo sua atmosfera após um impacto

Pesquisadores descobrem um planeta perdendo sua atmosfera após um grande impacto

Os astrônomos detectaram pela primeira vez algo que se acredita ser comum em sistemas solares jovens em desenvolvimento. Uma equipe liderada por pesquisadores do MIT descobriu evidências de um impacto planetário massivo em um sistema estelar próximo conhecido como HD 17255. Nesse sistema estelar, os pesquisadores acreditam que um planeta semelhante em tamanho ao da Terra e um corpo de impactador menor provavelmente colidiram no último 200.000 anos.

Resultante da colisão massiva , parte da atmosfera do planeta foi destruída. Embora esse tipo de colisão seja conhecida por acontecer e considerada comum no desenvolvimento de sistemas solares, nunca foi observada diretamente. Em nosso sistema solar, são conhecidas as colisões desse tipo, e acredita-se que a lua foi criada durante um impacto entre a Terra e outro corpo no início de sua formação.

HD 17255 está perto de nosso sistema solar em uma escala cósmica a apenas 95 anos-luz de distância. A estrela no centro é chamada HD 172555 e tem cerca de 23 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que a poeira da estrela contém traços dessa colisão. Os astrônomos observaram evidências adicionais de um impacto massivo ao redor da estrela, determinando que a colisão provavelmente ocorreu entre um planeta terrestre do tamanho aproximado da Terra e um impactor menor, pelo menos 200.000 anos atrás. Acredita-se que o impacto tenha ocorrido a uma velocidade de mais de 22.000 milhas por hora.

Uma das descobertas mais importantes na pesquisa é o gás que indica que o impacto de alta velocidade varreu parte da atmosfera do planeta. Esse evento explicaria o gás e poeira observados orbitando a estrela. A autora principal do estudo, Tajana Schneiderman, diz que esta é a primeira vez que cientistas detectam o fenômeno de uma atmosfera protoplanetária despojada resultante de um impacto.