Um sistema de três estrelas recém-descoberto pode ter planetas orbitando

Pesquisadores da Universidade de Nevada, em Las Vegas, trabalharam com colegas para identificar um sistema solar de três estrelas. O fato de o sistema ter três estrelas não é o que é empolgante. Parece que o sistema estelar pode ter planetas em órbita. Se os planetas orbitam o trio de estrelas, seria o primeiro sistema estelar triplo já descoberto com planetas orbitando.

Acredita-se que os sistemas solares com duas ou mais estrelas representem pelo menos metade dos sistemas totalmente estelares, o que os torna extremamente comuns. O sistema estelar que os pesquisadores têm estudado é chamado GW Ori. Se a equipe puder confirmar os planetas, esta será a primeira órbita circuntríola já descoberta. Os pesquisadores aproveitaram as observações do telescópio ALMA e descobriram um trio de anéis de poeira ao redor das três estrelas.

Anéis de poeira desse tipo são necessários para a formação de planetas. No entanto, o que faz os pesquisadores acreditarem que o sistema estelar triplo pode já ter planetas em órbita são lacunas substanciais no disco circuntrípio. A equipe investigou várias regiões potenciais para essas lacunas, incluindo o torque gravitacional das estrelas que as causou. No entanto, depois de construir um modelo abrangente do sistema estelar, eles determinam que a explicação mais provável é a presença de um ou mais grandes planetas semelhantes a Júpiter.

Os astrônomos sabem que os gigantes gasosos são normalmente os primeiros tipos de planetas a se formarem em um sistema estelar, com planetas semelhantes à Terra e Marte surgindo posteriormente. Os cientistas deixaram claro que nenhuma observação direta de planetas no sistema estelar foi feita. A equipe espera observações adicionais usando o ALMA nos próximos meses e espera que evidências adicionais para planetas sejam descobertas.